quinta-feira, 27 de maio de 2010

IGREJA EM CÉLULAS

Não foi surpresa! Aliás, era até mesmo previsível. Dada a situação em que se encontram os púlpitos e, em conseqüência, o ensino em muitas igrejas evangélicas, era de se esperar que a qualquer hora uma nova onda viesse agitar o mar calmo da negligência pastoral. O surgimento de um novo movimento ou onda denominado G-12 não foi em nada surpreendente. Reunindo várias doutrinas há muito conhecidas dos evangélicos, o G-12 apresenta-se como a proposta eclesiástica do próximo milênio. O G12 surge como uma proposta de reforma eclesiástica reivindicando para si mesmo uma nova fase para a igreja de Jesus. O movimento alega que o seu modelo é o da “igreja primitiva”, espalha algumas distorções através de encontros e reuniões marcadas pelo proselitismo.

Mas de onde veio a visão celular? Vamos a raíz do problema e ver de onde saiu esta idéia.

O Pai do G12 é o pastor César Castellanos Dominguez (pr. da Missão Carismática Internacional). O maior problema é que, como em toda igreja de beira de estrada, ele alega que Deus fala consigo face a face e lhe deu a revelação do modelo G12 através de varias visões. Mais uma que nasce através de revelação. No Brasil, os maiores nomes são o de Valnice Milhomens e Renê Terra Nova, que alegam serem os discípulos legítimos de Castellanos, tendo, segundo eles, recebido dele autoridade por delegação. Vale lembrar que Valnice Milhomens é presidente de um ministério com práticas controversas, tais como, judaísmo, sabatismo, rituais esquisitos como raspar a cabeça, enterrar santa ceia, etc...Além de ter predito o ano da volta de Jesus. Olhando para os líderes, da para desconfiar do movimento. Jesus nos ensinou que olhando para os frutos conheceríamos a árvore (Mt 7.15-23).

A “visão” em questão assumiu várias formas e nomenclaturas, principalmente desde o final de março de 2005, quando Castellanos revelou aos seus seguidores, que a partir daquele momento ia querer receber um determinado valor das igrejas que usassem a marca G12. Por isto é comum hoje encontrarmos igrejas que não mais usam o termo “G12”, mas continuam aplicando os mesmos ensinamentos, ou melhor, distorções doutrinárias aprendidas enquanto seguiam Castellanos. Portanto, caso ouçam falar em “Movimento dos 12”, “M-12”, “Visão Celular”, “Igreja em Células”, ou algo parecido, certamente estarão diante dos mesmos ensinamentos originais do G12 com uma nova roupagem para que não seja necessário pagar nenhum royalty ao “profeta” original César Castellanos.

Os adeptos do movimento G12 se ufanam em dizer que a “visão” das células é o verdadeiro modelo de igreja e afirmam que é a forma que Jesus ensinou, entretanto será isto uma verdade? Quero deixar claro que Jesus não tinha apenas doze discípulos. Em Mt 10.1- 33 ele enviou 12 discípulos; mais depois enviou setenta! Ver Lc 10. 1-24 . Muitos seguiam a Jesus, a questão é que ele separou 12 para serem líderes e para serem apóstolos (Lc 6.12-16).

Os adeptos do G12 mostram não possuir base teológica e desconhecem a história da igreja. De início; os primeiros cristãos procuravam se reunir no templo; conforme o Evangelho expandiu-se, a figura das sinagogas foi importantíssima. Com a aceitação gentílica, começaram a formar-se igrejas que geralmente partiam da casa de algum convertido; no entanto, estas igrejas logo cresciam. Não vemos na Bíblia nenhum modelo de células de 12 discípulos. Veja o exemplo da igreja em Corinto, será possuía apenas 12 membros?  
O movimento segue as tendências contemporâneas de interpretação, mais especificamente a subjetividade e relatividade na interpretação e aplicação dos textos bíblicos. De fato, tanto o Modelo como o Encontro parecem bíblicos, se considerarmos o volume de citações e alusões a textos bíblicos neles contidos. Naturalmente, os participantes e proponentes do modelo também afirmam que a sua base teológica é a inerrância das Escrituras, que são aceitas como regra de fé e prática. A diferença está em seus princípios de interpretação.

É óbvio que os proponentes afirmam crer na soberania de Deus; contudo, suas propostas são inconsistentes com as doutrinas mais elementares da Escritura, como por exemplo a onipotência de Deus. Por esse caminho, a independência divina fica prejudicada e Deus se torna dependente da vontade humana. Além da relação com Deus, um outro aspecto no qual os líderes do G-12 expressam a sua divinização é quanto aos espíritos malignos. As ações dos espíritos malignos dependem da conduta humana: “Todo pecado é uma quebra de comunhão com Deus. Cada nível de pecado libera uma quantidade de demônios, cada pecado atrai uma maldição.” Assim, meus atos têm o poder de liberar (não se sabe bem de onde) demônios que estavam presos (não se sabe por quem ou para quê).

O G-12 está longe de ser uma reforma, muito menos protestante. Esse movimento não protesta, mas se acomoda e se amalgama à filosofia da época. Surge como proposta inovadora, mas traz consigo doutrinas antigas. De fato, o G-12 e o Encontro tem prestado um tremendo desserviço à igreja evangélica no Brasil.

O modelo G12 é baseado em visões e interpretações particulares dos seus líderes.

Eis aqui um grande motivo para não aceitar o G12! A tradição, as visões dos líderes e as profecias; são colocadas em igualdade de autoridade com a Bíblia. Isto nos lembra o catolicismo romano com as suas historinhas e também as visões dos inventores de seitas como os Mórmons, Adventistas, etc... ( ITm 4.1-5)

Procuro entender como uma pessoa que aceitou Cristo a menos de 01 ano, ou até 02 ou 03 anos, e depois é consagrado a pastor pelos ministros da igreja, pode ter e passar experiência de evangelho para alguém. Jovens e adolescentes colocados como pastores neste movimento, que se abordados por alguém de mais conhecimento teológico ficam a mercê de heresias. Se apoiam naquela frase que diz "Não adianta conhecimento sem unção". Vai totalmente contra a palavra de Deus que diz em I Pe 3:18 " antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." A unção deve andar junto com o conhecimento como Jesus assim fez. Lc 2:52 "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens."


Conclusão:

O G-12 é originado de visões e profecias particulares como em toda seita e falsa religião.

19 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog,me identifiquei muito com ele,é bom saber que ainda tem muita gente que não dobrou os seus joelhos a Baal.Já estou te seguindo,quando puder faça uma visita no meu.Deus continue o abençoando.
    www.solascriptura-scriptura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. querido queria colocar os meus lamentos, pois o propio cristo disse:ue nós samos bem aventurados quando perseguido po causa do seu nome , 0 tempo que você perde perseguindo o corpo vai ganhar almas ,ninguém persegue o espirita e o romano que pregam doutrinas de demonios.
    com jesus tanbém foi assim os religiosos o levaram para a cruz
    a proposito:
    quantos discipulos tem o amado,
    fala do amor de cristo!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, você, como a maioria dos precipitados de bocas que tem por aí, quis me atacar citando o versículo de Mt 5.11 distorcido. Leia mais. Acho que você deve ter um melhor discernimento do que é “Corpo de Cristo”, mas isso é um assunto muito longo que realmente foge de sua alçada. Não sou perseguidor, mas sim semeador, e semeador da verdade do evangelho e não de invencione e desvio de doutrina como lhes convém . Como está escrito no título deste Blog a teologia aqui é apologética e principalmente sem misturas.
    Querido, critico esses pastorzinhos recém-convertidos há 06 meses que é a cara do G-12, que depois que se converte acha que é o cara. É logo colocado no ministério por um pastor que é mais irresponsável que eles, Sem experiência alguma para dar instrução e muito menos ensinar a verdadeira doutrina do evangelho. Vejo meninas nessas células de 18 e 19 anos que ainda cheiram a borracha escolar e erroex sendo cumprimentadas na rua como “pastora” por discípulos leigos da palavra que não sabem discernir entre unção e movimento carnal. São desses discípulos que você se refere? Não tenho interesse em ter discípulo, tenho interesse em ser “SERVO” e desmascarar ensinamentos com desvios doutrinários como o seu e o da sua igreja.
    Não vos injuriei, não vos persegui, só orientei, não menti, só vos mostrei a verdade que vocês não querem enxergar. Mais uma vez deixo para você I Pe 3:18 " antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."

    Deus vos abençoe!

    Estude mais!

    ResponderExcluir
  4. bem aventurados os perseguidos por causa da VERDADE, COM CERTEZA AVERDADE ESTA ACIMA DE TUDO PORQUE A VERDFADE É O PROPRIO JESUS. QUANTO MAIS CRECERMOS NO CONHECIMENTO DELE MAIS CONHECEREMOS A VERDADE E MAIS CONHECEREMOS A MENTIRA E PODEREMOS TER A FACULDADE INTELECTUAL DO DISCERNIMENTO ESPIRITUAL O QUE ESTA FALTANDO NOS CURSOS TEOLOGICOS... QUE ESTE BLOG CONTINUE A FAVOR DA VERDADE ... GRAÇA E PAZ

    ResponderExcluir
  5. Amado...Não tente subjulgar as coisas do Senhor.
    Cada igreja lhe foi dado um propósito que é de ganhar as almas para Deus nosso Pai.
    Se cumprimos com o nosse dever não há porque ficarmos questionando as movimentações alheias...
    Jesus não julgava,Jesus amava,perdoava e ganhava.
    Que Deus o abençoe.
    Pense nisso e peça perdão a Deus por estar proclamando certas coisas que não deveria.
    Só Deús pode nos julgar.
    Te Amo em Cristo irmão.
    Fique com deus

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de responder o comentário do 1º anônimo de cima que me chamou de sem-vergonha, mas é de uma profunda lástima dar crédito a comentários sem nenhuma retórica ou um mínimo de educação. Sendo assim vou somente orar para que o anônimo cresça espiritualmente e não entre nos blogs alheios fuzilando comentários repugnantes e sem educação.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Tenho certeza que se fosse realemenmte seguidor do Senhor Jesus por conversão e não por convicção jamais atacaria o que não conhece.
    Só lamento!!!
    Que Deus o abençoe a ter discenimento, sei que se buscar ter comunhão com o Espirito Santo de Deus de forma correta até você ouvirá a voz dEle lhe trazendo direção e conhecimento da palavra e da igreja primitiva em sua forma de atuação.
    Fique na paz.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro anônimo!
    Com a licença da palavra, eu acho de uma covardia dantesca entrar em um blog comentando sem identificar-se. Isto mostra logo de cara o cartão de visita bem como a personalidade pusilâmine de quem comenta. Mas para satisfazer o seu ego irei refutar sua crítica sofista sem fundamento. Vou continuar refutando e reprimindo ensinamentos que fogem da realidade e veracidade que a palavra de Deus nos ensina.
    Para iniciar, a palavra convicção já diz tudo, é o estado de espírito de quem crê firmemente naquilo que diz ou pensa. E crendo no que diz e ensina a palavra Deus, sei que isto que você chama de reforma e busca de ensinamento da igreja primitiva está baseado em visões e interpretações particulares do seu líder espiritual. Homens que são eleitos por vocês como anjo da igreja que sem discernimento nenhum do Espírito Santo de Deus incentivam crianças que cheiram a lancheira escolar para serem pastores e pastoras a realizarem reuniõezinhas de cunho eclesiástico. Como já falei no comentário anterior, o que recrimino e repudio são as idéias de líderes do G-12 que sem maturidade espiritual suficiente fazem essas divisões de células e dali para satisfazer seus próprios egos praticam todo tipo de meninice espiritual e dizem-se cheio do Espírito de Deus e achando pouco elegem crianças para pastorear outras crianças. Me desculpe, mas isto é de uma irresponsabilidade espiritual tremenda.
    Por favor, LEIA E ESTUDE MAIS A BÍBLIA, como já disse, Jesus não tinha apenas doze discípulos. Em Mt 10.1- 33 ele enviou 12 discípulos; mais depois enviou setenta! Ver Lc 10. 1-24 . Muitos seguiam a Jesus, a questão é que ele separou 12 para serem líderes e para serem apóstolos (Lc 6.12-16).
    Estude mais a história da igreja primitiva e procure entender o propósito da divisão. Não coloquem as visões dos líderes e as profecias dos tais em igualdade de autoridade com a Bíblia.
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  9. Acredito que antes de falar devemos conhecer bem do que falamos, vivi 17 anos na igreja "tradicional" (quando me refiro tradicional falo de igrejas que não são em células) e conheço muito bem, pois meu pai foi pastor nesta época e hoje estamos na visão celular. A visão celular é apenas um metod de crescimento para se alcançar todos e em momento é tirada a autoridade do pastor, apenas obedeçemos ao Ide de Jesus e quando Jesus profere estas palavras ele diz Ide fazei discipulos. A igreja primitiva iniciou-se assim faziam reuniões nas casas e no templo a visão celular não visa tirar a igreja como lugar de adorar a Deus. Como pode algo tem errado que você diz que é a visão celular transformar tantas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Felipe estou saindo de igreja tradicional que se diz renovada, para uma de visão celular. Fui ao um encontro com Deus que, meu Deus é tremendo, vi muitos pastores e pastoras jovens sim que ministraram palavra da verdade de Deus como eu nunca tinha visto nenhum pastor que se diz antigo no evangelho ministrar. Vi também pastora de 40 anos de crentes na tradicional que nunca conseguiu ganhar uma alma para Jesus e agora na visão, prega para multidões. Esses que ficam criticando não sabem o que dizem ficam em suas igrejas com seus paletós impondo falsos costumes, de que não pode isso, não pode aquilo e não estão nem aí para as almas, cheios de religiosidade. Deus não quer religiosos, Deus quer adoradores. Fui quase 20 anos dessa igreja e sabe como me sentia? Uma ovelha sem pastor, pois nunca recebi nem uma ligação, nem uma visita, nada, nem para saber se eu estava bem ou mal. Na visão celular é tão amor, as pessoas não ficam reparando na sua roupa, não tem desfile de moda na igreja. A família é prioridade, não tem esse negócio de casa, separa, casa, separa como na minha antiga igreja que o pastor casou várias pessoas 2 vezes, que se separaram do marido por incompatibilidade de gênio. Eu inclusive não aceitei ser madrinha de uma, pois já havia sido madrinha do primeiro casamento dela, sabe o que ela fez? Ficou de mal comigo, porque eu preferi obedecer à palavra de Deus e não a vontade dela. Sempre me incomodei com esse modelo de igreja medíocre com grupinhos de irmãs, de adolescentes, de jovens, de homens, e etc...toda essa panelinha que não serve para nada.São verdadeiras facções dentro das igrejas. Agora eu quero ver provar na bíblia que Deus mandou fazer esses grupinhos isolados? Será que os discípulos de Jesus ficavam cantando em grupinhos enquanto as almas pereciam sedenta de Deus lá fora? Creio eu que não. O pior de tudo que ainda fazem uns congressos e ficam convidando outras igrejas para terem oportunidades. MEU DEUS, pescando em outro aquário...crente vendo crente cantar, se apresentar...pelo amor de Deus. Acorda gente vida cristã não você fica de casa para a igreja da igreja para sua casa NÃO...vida de crente é fazer o idem de JESUS...então por favor se vcs não fazem não fiquem criticando os que fazem não...Que Deus possa abrir o entendimento de vcs...graça e paz...

      Excluir
  10. Caro Felipe,

    A paz de Cristo!

    É louvável o ato de alcançar almas através de reuniões, cultos domiciliares e etc. Fazer disso uma premissa é o que eu não entendo. Como eu já disse na postagem, os primeiros cristãos procuravam se reunir no templo, como também em suas casas; conforme o Evangelho expandiu-se, a figura das sinagogas foi importantíssima. Com a aceitação gentílica, começaram a formar-se igrejas que geralmente partiam da casa de algum convertido; no entanto, estas igrejas logo cresciam e se tornavam templos.
    Eu também sei que a autoridade do pastor não poderia ser tirada, mas me refiro a esses pastores criados em terraços com 01 ou 02 anos de convertido, é nisto que me refiro. Nada contra o trabalho de evangelização, mas sim contra a organização e o ministério precoce que é dado a certos jovens sem alguma experiência pastoral eclesiástica e ministerial.

    Caro irmão, já tive oportunidade de ver algumas reuniões de células e é justamente aí que mora o perigo. Muitas delas feitas sem a presença do pastor da igreja ou de alguém do corpo ministerial, e nessas reuniões o que se vê de meninice e profetadas exageradas não é brincadeira. Anjo que voa, Deus que fala, arrebatamentos, batismo no Espírito Santo com gritos, rolamentos no chão. É isso que eu não concordo! O pastor de forma irresponsável nomeia, unge, declara, ou sei lá o nome que ele dá, a um jovem da confiança dele, mesmo sem experiência para dirigir este trabalho e daí começa algumas meninices. No outro dia o pastor procura saber como foi, e o jovem diz: Foi uma benção pastor!

    Já vi também reuniões onde tudo ocorreu com ordem e decência, porém na presença do pastor ou alguém do corpo ministerial da igreja. Temos que ter bastante cuidado Felipe, pois por causa de muitos “arrebatamentos”, “anjos voando” e “profetadas” que não foram cumpridas que muitos se afastaram dos caminhos do Senhor.

    Pense nisso !!!

    Fique na paz!!!

    ResponderExcluir
  11. Amigo, por acaso voçe é maior ou melhor que Jesus? Jesus veio para salvar, no entanto voçe que ser maior e melhor julgando aquilo que voçe nem sabeo que é. Voçe usa palavras de quem nao conquista almas como a visao celular faz. Se considera a visao celular como uma coisa maligna, reclame com o senhor que a criou. Respeite as vidas que acreditam nisso.

    ResponderExcluir
  12. Caro anônimo,

    Não sou maior nem tampouco melhor que Jesus, sou apenas servo, chamado para ser apologeta e desmascarar toda e qualquer meninice teológica que queiram implementar na igreja do Senhor. Não sou julgador, sou esclarecedor, embora a palavra de Deus nos mostra que iremos julgar até os anjos. Conheço sim, muito bem a sua doutrina, e embora não concorde com algumas dogmáticas, reconheço que são muito bem organizados, embora não tenha sido criado por Jesus como você diz.

    Quando vocês forem ler a Bíblia, por favor usem o princípio básico de um bom entendedor, procurem saber quem escreveu; Para quem escreveu, Com que propósito escreveu; E o principal, Em que tempo foi escrito. Esses são princípios básicos para para não trazer costumes orientais de tempos atrás para um país ocidental de dias atuais. Aprendam a separar as coisas, diferenciem doutrina bíblica de costume de igreja.

    Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns André!
    Que o SENHOR continue a iluminar você neste tempo de trevas e de falsos profetas, onde muitos são arrebanhados por falta de conhecimento bíblico, ou de discernimento espiritual.
    Pr. Enoch

    ResponderExcluir
  14. As primeiras conversões. Atos 2,37-47.
    37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
    38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
    39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
    40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
    41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
    6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
    7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
    8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
    9 E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
    10 E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.
    11 E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.
    12 E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
    13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
    14 Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.
    15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.
    16 E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.
    17 E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.
    18 Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.
    19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,
    20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
    21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
    22 Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
    23 E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
    24 Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.
    25 Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
    26 Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.

    ResponderExcluir
  15. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mateus 18 : 20) gostei das suas questões pastor acho interessante, já ouviu falar da 1 Igreja Batista de Marilia então,na cidade onde moro também esta começando este projeto,toda Igreja tem pecado não adianta se desesperar, nesta nova ordem de célula criado pela esta Igreja para que não aja este problema, se criou um monitoramento forte através de ter que prestar contas toda semana para os lideres superiores sobre o que esta se ensinando nas células, com base no que é pregado no culto domingo a noite, tudo documentado tudo agendado monitorado, tem que se fazer relatório para o pastor da Igreja, tem os que fiscaliza isto em todas as células, devido a esses problemas no passado nós estamos trabalhando em cima disso, prioridade: Deus, família,sociedade, http://www.pibmarilia.com.br/, tudo com muita oração e jejum e comunhão amor, é o que os jovens precisam e eles não estão encontrando nas Igrejas evangélicas mais, amor e palavra de Deus com
    fé, hoje você entra em uma Igreja evangélica e ninguém abraça mais ninguém e ninguém se cumprimenta mais, e é isto que estamos implantando agora no Brasil a uns 2 anos abraço Paz....

    ResponderExcluir
  16. Acho apenas que temos q entender melhor o funcionamento da visão, ela difere de igreja pra igreja, a estratégia principal é a mesma, mas existem pequenas diferenças não podemos basear uma ou outro célula desorientada e aplicar a todas, minha igreja IEADAM trabalha em célula s não temos problemas desse tipo, há problemas em pequena escala, e fazemos mtos seminários pra que o líder de célula compreenda q ele é apenas um líder de célula e não pastor. Ja fui contra a visão mas hj acredito nesse projeto e creio q seja de Deus, é claro q não é a unica maneira de se trabalhar cada igreja trabalha da forma que aprendeu e que Deus direcionou pra trabalhar. O céu não é pra conservadores nem pra adeptos da visão é pra um povo santo. Paz a todos. Ass junior

    ResponderExcluir
  17. Deixe que Deus acertara as contas com eles, pra que ficar julgando o trabalho ou duvidando que seja revelação de Deus

    ResponderExcluir
  18. Como já falei antes e canso-me em ter que ser repetitivo, não irei mais postar comentários sem identificação. É de uma covardia grotesca e dantesca entrar em blogs alheios imputando achologias sem nenhum conhecimento bíblico e teológico e com um mínimo de retidão intelectual. Por favor, só opinem. critiquem, elogiem identificando-se, só assim criamos um feedback e debatemos opiniões. Mas postar comentários sem identificação, isso não será mais aceito.

    Agradeço a compreensão.

    ResponderExcluir