quarta-feira, 17 de agosto de 2011

RESPOSTA A UM "SEM IGREJA"

Caros leitores, há algum tempo atrás navegando pela rede, me deparei com um blog que incitava e encorajava alguns irmãos a abandonarem suas igrejas, pois dizia que o imperialismo de Constantino foi quem "popularizou" o cristianismo e que essa coisa que espalham pelos templos, dizendo ser doutrina de Cristo é mentira. Entre essas e outras heresias que li, ainda de sobremesa me deparei com um desigrejado iracundo que saiu disparando confetes de sutilezas ao meu respeito. Interessante o debate. Gostaria de mostrar nosso debate em relação a esta postagem ardilosa e vil colocada por esta blogueira. Para uma melhor compreensão entre neste link e verão toda a postagem deste blog. Para se ter uma ideia, o título da postagem é "Satanás, o servo de Deus". Postarei só os principais sofismas escritos por ela em azul e minha refutação em vermelho.

A paz esteja contigo.
Por favor, não me entenda mal. 
Este artigo não é, jamais, para glorificar Satanás. E sim, para desmistificá-lo no seio da igreja. Para denunciar sua artimanha de sempre "estar na boca" do povo chamado pelo nome de Deus. Para tirá-lo de suas mentes. Para tirá-lo das Casas de Oração.

As pessoas focam Satanás, como seu inimigo, como sendo inimigo de Deus (na realidade, ele é SERVO de Deus, e não seu adversário). 
Mas, ao focarem Satanás, como seu principal alvo, deixam de olhar para si. 
Então a verdadeira circuncisão - a do coração - não acontece.
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual {seja} a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." - (Romanos 12:2)

Pois ele é, digamos assim, o “departamento do mal” de Deus. Ele é a ira de Deus. 
2 Samuel 24:1 “E A ira do Senhor se tornou a acender contra Israel: e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.”
COMPARE O MESMO EPISÓDIO NARRADO EM OUTRO LIVRO BÍBLICO:
1 Crônicas 21:1 “ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.”

A Bíblia não é a Palavra de Deus; ela CONTÉM a PALAVRA, mas não é.
E Jesus não veio chamar pessoas religiosas; mas sim, os verdadeiros adoradores que O adorem em ESPÍRITO e em VERDADE.

O que isto quer dizer?

Verifique na Bíblia, em toda a história do povo de Deus que o Senhor nunca chamou muita gente para a Obra. É certo que TODOS tomarão conhecimento da palavra - pois serão julgados por Ela -, mas nem todos ouvirão e enxergarão o que Jesus realmente fala abertamente aos Seus discípulos. Nem todos SÃO discípulos. Mesmo que digam ser. Mesmo que aparentemente sejam. A Palavra de Deus, na Bíblia, não é muito clara; é lâmpada sem azeite para quem não tiver o entendimento fornecido pelo Espírito Santo. E mata. Mata aquele que buscar a letra. 

E mata porque há muito judaísmo, farisaísmo entremeando os textos sagrados. Na Bíblia há até a palavra de Satanás! Veja em Gênesis 3 quando ele, em forma de serpente, dialoga com Eva. 

E o imperialismo de Constantino foi quem "popularizou" o cristianismo - essa coisa que espalham pelos templos, dizendo ser doutrina de Cristo. Mentira! Irmão, não foi isso que Jesus veio fundar. Não foi isso que os apóstolos seguiram. O ensinamento ficou escondido por aqueles que não se dobraram à famigerada doutrina de Constantino e a sua grande prostituta, a ICAR. Só que, de onde você acha que as igrejas protestantes saíram? Da ICAR! São as prostitutazinhas que pervertem também o Evangelho, com sua doutrina misturada de mandamentos humanos e vaidades, por onde, certamente, Satanás entra. São sinagogas de Satanás (leia a carta à Igreja da Filadelfia, no Apocalipse, aliás, veja todas as cartas. Olhe o que o próprio Senhor Jesus fala das igrejas, como um corpo temporal e pontual, para aquele tempo específico, não como denominação.).

Sabe, o tempo se abrevia, e as verdades estão aparecendo de forma acelerada para quem tem ouvidos para ouvir; para quem não tem, ficarão cada vez mais cegos. 
Você acha mesmo que o Senhor Jesus veio organizar um evento para multidões, uma MARCHA PRA JESUS? 
Ele é aquele que disse aos irmãos de sangue que não iria descer à festa, e depois que se foram, desceu sorrateiramente à mesma festa, para observar sem ser observado.

Então, irmão, nós não temos que nos conformar com o ensino bíblico denominacional. Temos que ir mais fundo. O próprio Espírito nos leva. E primeiro, temos que sair do conforto da nossa família pastoral humana. Teu Pastor tem que ser Jesus. Deixe Ele te guiar. Isso implica, desertos, solidão, abstinência, provação. Provar que é realmente o Pão da Vida que desceu do céu que nos Alimenta. O resto é resto. 

As pessoas ainda comem da árvore do bem e do mal. O seu fruto é fruto do engano e da desobediência.
Mas, da Árvore da Vida, que está no meio do Éden, guardada por um querubim com espada em punho, só comerá aquele que puder se aproximar. E o fruto dessa Árvore é o Pão da Vida, Jesus (João 6).

Abra os olhos e os ouvidos, Igreja, Corpo de Cristo.

A paz esteja contigo.
Amém.

Mônica Sampaio
Radialista, Escritora e Compositora

Cara Mônica, 

sabemos que o título desta postagem é um tanto quanto dantesca, visto que fere completamente uma exegese textual da palavra de Deus, mas isto não vem ao caso, até porque é uma inventividade pessoal ou falta de entendimento das escrituras.
E por falar em falta de entendimento, gostaria de frisar algumas frases entrelinhas que a cara colega postou em seu blog.

1º Você disse: “As pessoas focam Satanás, como seu inimigo, como sendo inimigo de Deus (na realidade, ele é SERVO de Deus, e não seu adversário).” 
Dizer que satanás não é nosso inimigo, e ainda dizer que é servo de Deus é um aberrante disparate. Em Mt 13.39 Jesus diz bem claramente que o diabo é o nosso inimigo; Em Lucas 10.19 diz a mesma coisa. Em Jo 8.44 Jesus diz que ele foi homicida desde o principio. Vamos para o significado correto da palavra servo. A palavra “servo” no hebraico é “eded” que significa aquele que serve ou escravo. Analisando a palavra “servo” no grego, é “doulós”. O termo no original significa escravo. Paulo se identificou como um escravo de Cristo. Um escravo não tem nenhuma liberdade ou vontade, mas deve sempre obedecer e depender de seu dono. Visto que Satanás tem liberdade e vontade como a palavra de Deus, Bíblia, diz em JO 10.10 Roubar (Liberdade de Satanás); Matar (Vontade de Satanás) e Destruir (Liberdade de Satanás).

Vendo por este ensinamento que você diz, Deus é um Deus que gosta explicitamente de brincar com seus filhos, mandando Satanás afligi-los para que eles corram para os seus pés sofrendo, e Ele, Deus, está pronto para socorrê-los. É como um pai avançar um cachorro de propósito numa criança sabendo que ela vai correr para perto do dele. Isto é um sentimento de maldade, visto que Deus não é mal.

Quando você diz que o Diabo é servo e não inimigo de Deus, você tenta justificar que Deus usa satanás para provar seus servos. Isso é um sofisma, diga-se de passagem, seu blog está repleto deles. Tg 1.13 acaba com esse sofisma. Cada um é tenta do e engodado pela “SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA”.

2º Você diz: “Pois ele é, digamos assim, o “departamento do mal” de Deus. Ele é a ira de Deus.” E cita II Sm 24.1 e I Cr 21.1 É lamentável sua hermenêutica.
Departamento do mal foi ótimo, que falta de criatividade. O que existiu nesses contextos foi a permissão de Deus por causa da concupiscência de exaltação por parte de Davi. Deus não usou Satanás e disse: “Olha, vai lá e tenta meu servo”. Deus “PERMITIU” que Satanás incitasse Davi a promover o censo em Israel. O objetivo de Satanás era destruir Davi e o povo de Deus, o objetivo de Deus era o ensinar-lhe uma valiosa lição espiritual.

3º Você diz “A Bíblia não é a Palavra de Deus; ela CONTÉM a PALAVRA, mas não é.”
Este seu argumento tira completamente a divindade das escrituras e a põe ao vitupério. Isto que você faz é uma verdadeira lição de fidelidade aos filósofos sofistas. Tentar tirar a divindade da palavra de Deus é absolutamente repugnante. Sendo assim podemos dizer que todos os livros de Paulo coelho; de Allan Kardec; de Chico Xavier é inspirados por Deus, pois todos eles contêm algumas passagens da palavra de Deus.
Cl 1. 4-6 chama a PALAVRA DA VERDADE, Bíblia de O EVANGELHO DA SALVAÇÃO. II Tm 3.16 chama a escritura de DIVINAMENTE INSPIRADA . É bom saber que a palavra de Deus, BÍBLIA, contem inúmeras figuras de linguagem, e se você atenta para este fato em dizer que a Bíblia contém a palavra de Deus, você quer dizer que é uma metáfora. Visto que não podemos pegar em palavras e sim lê-las.

4º você diz “Na Bíblia há até a palavra de Satanás! Veja em Gênesis 3 quando ele, em forma de serpente, dialoga com Eva.” Essa foi demais, você perdeu completamente o discernimento espiritual. Dizer que um diálogo da serpente com Eva torna a Bíblia também a palavra de Satanás é inaceitável. Você quis dizer que a Bíblia há até o DIÁLOGO de Satanás. Muito cuidado minha cara com os seus comentários, pois temos a responsabilidade como blogueiros de ser formadores de opiniões, formar uma opinião herética é um tanto irresponsável.

5º Você diz “E primeiro, temos que sair do conforto da nossa família pastoral humana. Teu Pastor tem que ser Jesus.”
O que é sair do conforto da família pastoral? Sair da igreja? É isso mesmo que você colocou no seu blog? Sair da igreja? Hebreus 2:12 diz “Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da CONGREGAÇÃO.” Hb 10.25 ainda diz “não deixando a nossa CONGREGAÇÃO, COMO É COSTUME DE ALGUNS; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.”
Vejo minha cara, que diante dos sofismas impostos aqui nesta postagem encontram-se poucas verdades. Encontra-se sim, algumas heresias como a de incentivar pessoas a afastar-se de suas igrejas com o argumento de que Jesus tem que ser o seu pastor. Vi também que você criou um blog bastante criativo para os rebeldes que não querem saber de igrejas( http://www.sem-igreja.blogspot.com/ ), bastante criativo para a separação do corpo de Cristo.

Espero sinceramente que você leia mais a BÍBLIA, PALAVRA DE DEUS, e que o Espírito Santo lhe dê mais DISCERNIMENTO espiritual para juntar e não espalhar.
Ah... Ia me esquecendo...
Você está repetindo textos de uma postagem para outra, ou seja, o velho CTRL+C e CTRL+V. Você repetiu alguns textos completos das postagens “Satanás o servo de Deus” e “Estrela da manhã é Jesus, e não Satanás” Você repetiu a partir do texto: “Bíblia não é a Palavra de Deus; ela contém a palavra, mas não é...” Observe também que a vírgula vem depois de Jesus. Não vamos assassinar o português. Vamos ter mais criatividade e pedir orientação ao Espírito Santo, se quiser ajuda conte comigo.

Logo após entrou seu colega Fábio Henrique comentando:

Graça e paz, irmã Mônica!

Que loucura! Excepcional! Como a irmã já falou, nem todos conseguem compreender as palavras fiéis e verdadeiras. Mas que a irmã continue assim denunciando as obras das trevas, sem se preocupar com a letra, basta fazer o melhor que pode, pois foi Cristo quem te deu o sentido. Quem tem a mente de Cristo O entende.

Colaborando com o que a irmã disse: Os falsos mestres são cegos porque confessam que enxergam. São filhos do diabo quando dizem que não são. Estão mortos, sepulcros! 

“Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.” (João 9:41)

Sofisma é uma palavra que não pode faltar no vocabulário da vida deles. Congregar?! Com e Como os hipócritas?! Hipócrita!

Fábio Henrique.

Entrei novamente comentando:

Cara Mônica,
espero que a amada selecione com mais desvelo alguns comentários postados em seu blog, visto que sabemos que todo blogueiro está sujeito a opiniões contrárias as suas idéias, bem como críticas e elogios, e isto é salutar, mas baixar o nível com palavras de maldição é altamente torpe. Minhas críticas as suas postagens são com relação aos ensinamentos heréticos que ferem uma exegese textual correta, uma hermenêutica bem elaborada e a sã doutrina bíblica. Fora disso é contenda.

Gostaria de aproveitar e deixar uma pequena ressalva para o rebelde Fábio Henrique.
Caro rebelde Fábio Henrique, vou tentar aqui me expressar de maneira que possa me aproximar da sua linguagem, bem chula, já que notei que você é uma pessoa altamente despreparada e iletrada. Você começa me chamando de igrejeiro, não sei por que , acho que é porque obedeço a palavra de Deus em sua essência e você não, já que Hb 10.25 chama pessoas como você de IMATURO.

O que verdadeiramente impressiona é a sua hermenêutica, exegese nem comento, se não fosse trágica seria cômica, isto porque você atropela seus comentários com versículos que distorcem completamente o assunto, não sabendo discernir quem escreveu, para quem escreveu, com que propósito escreveu, e o mais importante, em que tempo escreveu. Aconselho-te a freqüentar de maneira mais assídua um discipulado, já que teologia para você ainda está muito distante. Comece tomando leitinho para depois comer algo mais consistente, visto que você não tem fundamento bíblico para fazer comentários em blogs. Não irei entrar no hebraico e principalmente no grego original dos versículos que você postou, seria uma perca de tempo e desperdício, visto que você ainda engatinha.

Verdadeiramente fico aturdido com palavras maldizentes e cheias de ódio que o tempestuoso rebelde profere ao meu respeito, distribuindo maldição para tudo que é lado. Mas como a palavra de Deus diz “Porque a boca fala do que está cheio o coração.” Mt 12:34. 

Ah... Eu ia esquecendo. Chamar a Bíblia de “LIVRO E LETRINHAS ESCRITAS EM PAPEL” e um ministro do Senhor de “ALGUÉM QUE FALA EM CIMA DE UM PALCO” é no mínimo ultrajante. Sua ignorância ofusca quem tem um mínimo de educação e instrução.

Estou orando para que pessoas como você sejam alcançadas pela palavra de Deus.

Deus te abençoe!

Entra Mônica Sampaio, a dona do Blog:

A paz.
Interessante, Ricardo André, eu não vejo, em nenhum momento, JESUS CRISTO, PAULO, PEDRO, TIAGO, JUDAS, JOÃO. LUCAS, MARCOS ou MATEUS falando em "hermenêutica", "exegese" e demais termos acadêmicos. Será por que eles NÃO ERAM LETRADOS e MADUROS como você, irmão? É... acho que você e todos os que se apóiam nos ensinos acadêmicos têm muito o que ensinar a eles. Talvez o ensino do próprio JESUS CRISTO esteja muito leigo para você. De toda forma, para quem não gosta de contenda, você está se enquadrando exatamente no perfil que Paulo tanto advertiu Timóteo para não seguir. Quem será Paulo e quem será Timóteo na sua hermenêutica, hein, Ricardo André? Vocês ainda os citam? Ou se perderam nos teólogos que vieram depois deles.
Vamos ao Evangelho puro e simples, e principalmente, à revelação não acadêmica do Espírito Santo. Será que você O conhece ou Ele não frequenta os bancos da sua faculdade de Teologia?
Prefiro ficar apenas e suficientemente com o meu JESUS CRISTO. Amém.
Obs.: A propósito, obrigada pela dica do solecismo que cometi. 
Fique na paz.

Entra Fábio Henrique, o iracundo:

Amigo Ricardo André,

Chamei de igrejeiros todos os freqüentadores de templos, sem exceção. Qual o problema? Ficou com vergonha de alguma coisa? Em nenhum momento citei seu nome, agora, se você é um freqüentador de templo nada vai mudar. Não importa se a palavra igrejeiro é invenção e ainda se eu a escrevesse com g, tanto faz, o sentido seria o mesmo. Também falei dos falsos mestres e já que falou em dialogar vou logo te dizendo que não generalizo, quem me conhece sabe disso e que tenho educação, os falsos mestres que falo são esses: devassos, avarentos, idólatras, maldizentes, beberrões (Ia errando aqui, já havia escrito bebarrões) e roubadores. Repito: Ninguém é inocente, todo mundo sabe o que está fazendo. Os fariseus compreendiam quando se estava falando a respeito deles. Mas se você não é rebelde não tem com o que se preocupar. Espero que não tenha se condoído.

Ainda preocupado com papéis? Papéis não salvam ninguém, nada deste mundo salva. Ah! Não se ofenda com a palavra “palco”, porque tenho que falar do que tenho visto e ouvido, caso esteja ferido aconselho a meditar em um dicionário e escolher um melhor sinônimo que o agrade. 

Entra Mônica Sampaio:

A paz, querido Fábio henrique!
Olha que coisa maravihosa! Deus está em todos os nossos caminhos, inclusive neste cantinho, onde o irmão Ricardo André, a pretexto - consciente ou inconscientemente - de combater heresias, veio demonstrar soberba e presunção. Neste último escrito teu, Fábio, Deus confirmou algo que tem falado, nestes dias, em oração para mim. Louvo a Deus pela tua via, Fábio, e pela vida do Ricardo André também. Glórias a Deus.

Entrei finalizando:

Cara Mônica, Lamento que sua visão seja tão mundana e marketeira acerca da Bíblia! Lamento que você seja amiga e colega de gente tão danosa ao Evangelho;Lamento que na sua cegueira, você leia, e não entenda; ouça, e não discirna; veja e não enxergue; pois, quem diz que algum dia aceitou Jesus e continua na cegueira espiritual e ainda chamar alguém de presunçoso e soberbo é cômico.Lamento que afirmando o que você afirmou, para qualquer um que discirna um mínimo da mente humana, fique impossível não ver quais são suas motivações; e de que material você é.
Lamento que você e seu colega rebelde tenham se tornado seres tão plastificados e tão sem percepção do que é o Evangelho!

Lamento que o que seja elevado entre os homens tenha se tornado o que é elevado para você; e que o que é elevado para Deus, tenha se tornado o que é abominável e desprezível para você! 
Lamento ter que repetir o óbvio: meus irmãos, a História e a Eternidade mostrarão quem estava falando a verdade de Deus e com que motivação! Espere!

2 comentários:

  1. Graça e Paz queridos Irmãos, faço parte deste grupo de cristãos que não se conforma com este mundo e com os abusos que a Igreja de cristo esta sofrendo hoje, e por isto sai da denominação e não da Igreja com é falado (aos sem Igreja) e junto com milhares de Irmãos descobrimos que é possível voltar a simplicidade da Igreja de Cristo.
    Segundo a semântica da palavra, Igreja vem de Eclésia, palavra grega que significa: Assembleia dos chamados para fora. Segundo a Palavra de Deus, a Igreja compõe-se de todos aqueles que foram redimidos e regenerados pelo Espírito Santo, e pelo sangue de Jesus através do crer e receber Jesus como seu Senhor e Salvador, do passado, presente e futuro. Se formos ver pelo princípio da palavra, realmente ser Igreja é ser chamado para fora do mundo, separado, raça eleita, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. A Igreja é o Corpo de Cristo, é a continuidade do que o Senhor Jesus fez aqui na terra, é o Sonho de Deus. Na Igreja existe a realidade do Reino de Deus aqui na Terra, é aonde o Senhor age, fala, se move, abençoa, pois Ele mesmo é o cabeça do Corpo, ou seja, a Igreja é a continuidade do próprio Cristo. A Igreja não é uma organização, ou um templo físico, uma instituição, a Igreja é um organismo vivo, é o noiva do Cordeiro, que é Cristo, e um dia será arrebatada na segunda vinda de Cristo.
    Blogs e Sites que também estão ajudando muito com um bom conteúdo a Respeito; http://equiorganica.com/ http://igrejanoslares.com.br/ http://paoevinho.org/ http://www.irmaosemsamonte.com.br/ http://igrejaorganica.blogspot.com http://faleidejesus.com.br/ http://igrejanoslaresemaltinho.blogspot.com.br/ http://www.gruponews.com.br/igreja/igreja-nos-lares

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer que há duas Igrejas na terra: Uma é a institucional que Jesus, não fundou e que tudo de ruim pode estar nela. A outra, é a Igreja invisível. Essa Igreja está debaixo da promessa de Jesus de que "as portas do inferno não prevalecerão contra ela . Mat.16:18". Então, tudo o que vem do inferno.... não prevalecerá a Igreja invisível. Essa igreja invisível marcha vitoriosa porque não está debaixo de promessa de políticos e sim do Todo-poderoso!!! Simples assim.

    ResponderExcluir