domingo, 4 de setembro de 2011

FILOSOFIA E TEOLOGIA

A filosofia e a teologia utilizam-se da razão para abordar questões semelhantes, mas a teologia parte da revelação bíblica e procura explicar a realidade a partir dos dados da revelação entendidos pela luz da razão. A fiosofia, por sua vez, parte unicamente dos dados da realidadee da instrumentalidade da razão para a explicação da realidade. Na verdade cada uma delas tem o seu lugar. A Bíblia não foi escrita para nos revelar todas as coisas. Ela nos fala principalmente daquilo que Deus quis nos revelar sobre seu plano de redenção para a humanidade.

Deus não nos revelou tudo sobre si mesmo, nem sobre o mundo criado, na Bíblia. Se assim fosse, não haveria espaço nem para a pesquisa científica. A Bíblia tem propósitos específicos; ela nada nos diz sobre a alimentação dos cangurus australianos e nem sobre as regras do raciocinio lógico. Nem deveria dizer, não é o seu propósito.

A verdade é que a filosofia e a teologia se complementam. Não posso escapar de usar métodos lógicos, emprestados da filosofia, para analisar a revelação bíblica. Por que motivo temos tantas linhas teológicas distintas? Não temos todos a mesma Bíblia? O fato é que o texto sagrado contém os dados da revelação, mas a tarefa de interpretação e relação com nossa experiência e cultura cabe a teologia, que por sua vez usará o instrumento da filosofia. 

Quando um crente argumenta que se baseia apenas na Bíblia para defender sua idéias, ela sequer compreendeu a séria e dura tarefa de interpretar a palavra de Deus com coerência e responsabilidade. Todavia, como cristão, preciso reconhecer que o conhecimento humano é limitado, e que, apesar de todos os esforços filosóficos eu nunca poderia conhecer a Deus adequadamente apenas por meio da razão, do contrário não teria sido necessário que Ele nos desse sua revelação nas escrituras. A absolutização da filosofia é um erro; a ignorância da mesma não é um erro menor.

5 comentários:

  1. ok, sua verdade contra a verdade dela e muito fanatismo de ambas as partes, pra mim os dois estão muito errados.

    ResponderExcluir
  2. Ok, caro anônimo. Então seria interessante mostrar a sua verdade. Fundamente suas críticas.
    Muito fácil entrar em blogs alheios, principalmente sem identificar-se, lançar críticas e depois sair sem fundamentar a crítica. Isso chama-se covardia.

    Já que ambas verdades estão erradas e são fanatáticas, te dou a oportunidade de expor "a sua" verdade.

    Estou esperando.
    Se tiver coragem...

    ResponderExcluir
  3. Este assunto é muito novo pra mim, mas estou adorando aliar teologia à filosofia, tudo pela prudente interpretação das Escrituras.
    (Daniele Bosqueti)

    ResponderExcluir
  4. Estudar as duas ciências é ter um mar de conhecimento a sua frente. mergulhe neste mar e adquira a sabedoria, pois um completa o outro.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. A posição dos filosófos crisstões e quw havia os que jugan...

    ResponderExcluir