segunda-feira, 25 de junho de 2012

MASTURBAÇÃO: FOI, É E SEMPRE SERÁ PECADO.

Caros leitores,

Desde março de 2009 tenho postado neste blog um assunto bastante delicado e por que não polêmico chamado “masturbação”. O primeiro post está neste link e o segundo encontra-se neste link. Sabemos que muitos irmãos não têm coragem de perguntar isto ao seu pastor e nem mesmo a sua mãe ou ao seu pai em casa, visto que é um assunto muito delicado e pode trazer constrangimento para muitos irmãos, pensando desta forma resolvi esclarecer este assunto aqui neste blog. Assunto este que tem gerado opiniões diversas acerca do assunto. Pessoas que, de uma forma ou de outra, querem mostrar que tal prática não é pecado, e que se submetem a fazê-la por “achar” que Deus deu este escape ao ser humano para não cometer a junção carnal, ou seja, “é melhor masturbar-se do que cometer o contato sexual com a pessoa desejada”. Outros ainda dizem que se a Bíblia não fala em masturbação então não é pecado. Também, recebi o comentário de um presbítero e , pasmem, até de um pastor dizendo que se masturbava e não via mal nenhum nisto.


Meus irmãos, a Bíblia é bem clara, só não vê quem não gosta de ler. Mas eu gostaria de começar com uma pergunta bem clara, o que é pecado? Segundo o “Dicionário Michaelis da língua portuguesa.” significa: S.m. 1. Transgressão de qualquer preceito ou regra. 2. Culpa, defeito, falta, vício. Veja outra explicação, mas na mesma linha de raciocínio, encontramos no “Dicionário Aurélio da língua portuguesa” Significa: S.M. 1. Transgressão de preceito religioso. 2. Falta, culpa. Isso é o que diz os nossos dicionários.



Vejam o que diz o “CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA” sobre o que é pecado:

A definição do pecado

O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrário à lei eterna”.

Vejam também o que diz uma das maiores enciclopédias livres da internet, a “WIKIPÉDIA” sobre a definição de pecado:

A palavra Pecado é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu.

O “Dicionário da Bíblia Almeida” nos mostra o seguinte: A Bíblia é muito rica em termos do significa pecado, o mal, a iniqüidade, a maldade, podendo ser mencionados neste lugar os mais importantes: 1. Palavras que têm o sentido de ‘falta, omissão, erro no fim em vista’, etc. Em hebraico há chêt e termos cognatos (Sl 51.9) - em grego, hamartia (Rm 3.9), hamartêma (1 Co 6.18). 2. A perversão, a deturpação, implicando culpa, são faltas designadas pelo termo hebraico avon (1 Rs 17.18). 3. Há várias palavras que indicam a transgressão de uma lei, ou a revolta contra o legislador. Em hebreu peshã (Pv 28.13 - is õ3.5) - em grego parabasis (‘transgressão’, Rm 4.15), paraptoma (‘delito’, Ef 2.5), anômia (‘iniqiiidade’, 1 Jo 3.4, onde se lê: ‘hamartia é anômia’), asebeia (‘impiedade’, 2 Tm 2.16). 4. imoralidade, o hábito do pecado, e muitas vezes violência, se indicam com o hebraico rêshã (1 Sm 24.13), e o grego adikia (Lc 13.27). 5. A infidelidade, e a deslealdade para com Deus e o homem, são significadas pelo hebraico má"al (Js 22.22). 6. A culpa, que pede sacrifício expiatório, acha-se indicada pela palavra ãshãm (Pv 14.9). 7. o pecado é considerado como uma dívida na oração dominical, õpheilèma (Mt 6.12).

Seria pecado nos masturbar?

Aprendemos na escola bíblica dominical e no discipulado, para quem fez, que pecado é transgressão das leis do Senhor. Então vamos mais adiante concernente a masturbação. Vou fazer algumas perguntas e você responda para si mesmo.

  1. A masturbação vai edificar você em que?
  2. A masturbação vai fazer você expandir o reino de Deus?
  3. A masturbação agrada a Deus?
  4. Será que Deus está vendo você se masturbando?
  5. Você fala para as pessoas que é se masturba? Se não, por que tem vergonha se não é nada demais?
  6. Logo após masturbar-se você sente culpa? Se sim, por que continua?

De uma forma ou de outra quem se masturba sabe que está cometendo um erro. Quando alguém tenta justificar-se deste ato está tentando se enganar. O impulso sexual é uma parte normal, dada por Deus, de qualquer homem ou mulher saudável. Isto é salutar, mas abusar deste impulso é contrariar a vontade de Deus para conosco. Algumas pessoas dizem que a masturbação foi uma maneira que Deus achou para desafogar nossos impulsos sexuais. Puro sofisma.  Vejam o que diz I Tessalonicenses 4:3-8 “Porque esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane o seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu, também, o seu Espírito Santo.”

Você sabia que a masturbação pode nos levar a escravidão carnal? Observe que muitas pessoas que temem e servem a Deus dizem não conseguir parar de se masturbar, sentem-se escravos deste ato e, portanto não têm mais força para parar e, como se não bastasse, colocam a culpa em Deus, porque Deus não os livra de tais atos e pensamentos. Ora, Deus não vai fazer por você o que você mesmo tem que fazer. Quando estou andando na rua eu não posso impedir que um passarinho pouse sem querer na minha cabeça, mas posso impedir que ele faça um ninho, isso sim eu posso impedir. Veja o que diz Tiago 1.13-16 “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos.”

Você sabia que Satanás usa seu desejo sexual desenfreado (Lascívia) para te julgar? Observe que depois de masturbar-se você se sente culpado, vazio, certo de que fez algo de errado, distante de Deus. Já dizia a minha avó “Mente vazia é oficina do diabo”. Ocupe a mente com livros que edificam a alma e o espírito. Seja um leitor assíduo da Bíblia. A leitura expande a mente e estimula a memória. A leitura é dinamite pura para a imaginação. A leitura nos permite estar sempre acompanhados, mas também respeita a nossa solidão. A leitura nos dota de palavras para expressar nossos sentimentos e emoções. A leitura nos aproxima cada vez mais da auto-compreensão. A leitura é construtora de sociedades e de sonhos. A leitura é algo que podemos fazer em todos os lugares. Ler enriquece os sonhos. Ler muda vidas e pode mudar a sua. Ler salva. Ocupe-se, não dê lugar ao Diabo.

Você sabia que se masturbar é uma iniqüidade e faz o Espírito Santo afastar-se de você? Quando você comete algum pecado e acha que aquilo é normal e continua a praticá-lo você torna-se um iníquo, pois a iniqüidade é tornar normal o que é pecado, é não sentir culpa pelo pecado cometido, de tanto uma pessoa cometer o mesmo pecado ou coisa errada, não se arrepender, pois já acha que o que fez é absolutamente normal. Lembra-se o que aconteceu com Sansão? Veja o que a palavra de Deus diz sobre isso. Juízes 16.20 “E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez, como dantes, e me livrarei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.” Sansão achava que ainda tinha a presença do espírito do senhor, mas enganou-se, pois tinha cometido iniqüidade. Cometera alguns pecados que achava que era normal e isto o tornou um iníquo. A mesma coisa acontece com alguns cristãos, cometem o pecado de masturbação (Concupiscência) e acham que é normal e que estão cheios da presença do senhor, não sabendo que o Espírito Santo afastou-se faz tempo.

Sabemos que quem comete este ato a algum tempo necessita de ajuda do alto, pois só o Senhor poderá nos ajudar, veja o que disse Davi no salmo 38.4 “Pois já as minhas iniqüidades ultrapassaram a minha cabeça: como carga pesada são demais para as minhas forças.” Davi, um homem segundo o coração de Deus, já não tinha mas forças para lutar contra algo que só ele sabia o que era, então clamou ao Senhor para ajudá-lo. Mas veja também o que Davi disse no salmo 34.4 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu: livrou-me de todos os meus temores.  Observe que ele tomou uma atitude, buscou o Senhor para ajudá-lo.

Deus não pode usar uma pessoa que não se arrepende, sinceramente, Deus não espera que você não peque, Deus não espera que você não falhe, mas Deus espera que você não permaneça no pecado. Veja o que Diz o salmista em salmo 32.5 “Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”  E ainda o Salmo 66.18,19 diz “ Se eu tivesse guardado o pecado no meu coração o Senhor não teria me ouvido, mas graças a Deus que o senhor atendeu a voz da minha oração.” CONFESSE, ORE, CLAME, BUSQUE, DESÇA, JEJUE, ARREPENDA-SE, CHORE. Pois só assim o Senhor te ouvirá e assim te ajudará.

Lembre-se: Nós não somos “HOSPEDAGEM” do Espírito Santo, nem somos “POUSADA” do espírito Santo, somos “MORADA” do Espírito santo. Façamos valer isso.

Deus te abençoe!

8 comentários:

  1. Boa tarde meu querido irmão em Cristo,
    sou membro da Ass. De Deus e achei ótimo este seu artigo, principalmente tratando de um assunto que muitos, preferem nem se quer mencionar, acham que só em falar já estariam cometendo um pecado, principalmente alguns assembleianos (Os mais idosos, geralmente)...
    Pois bem, esta postagem veio a calhar para me ajudar e muito, em uma palestra que estou montando para apresentar, sobre este mesmo assunto, a alguns jovens de minha igreja, que tenho observado que pouco sabem sobre isto.
    Que Deus abençoe seu empenho e dedicação para compor esse artigo, que me ajudou, e acredito eu, que ajudará muitos ainda. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu irmão!

    Obrigado pelas palavras. Não poderia deixar de lhe pedir muita cautela em falar sobre este assunto com os irmãos, pois como você mesmo sabe, alguns podem não entender e tentar criar uma polêmica em cima do irmão. Ore bastante e peça discernimento ao Senhor.

    O Espírito Santo esteja contigo te orientando e te dando discernimento na hora da palestra.

    Deus te abençoe meu irmão.

    Fica na paz!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amém, estou e continuarei orando, pois sei que será um assunto muito "espinhoso" a se tratar. Procurarei ter o máximo de clareza e me prepararei para as possíveis polêmicas que possam ser criadas.

    Em breve comento como foi a palestra.
    Fique na PAZ!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessa revelação. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde foi muito esclarecedor tudo o que você disse, e a palavra fala claramente, fico chateado em dizer que sou uma pessoa que ainda não consigo me livrar deste mal, mas tenho certeza que Deus esta vendo o meu esforço pra se livrar desta imundícia obrigado pelas palavras um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Pois é um dia perguntei a um intinerante da palavra ,se era pecado ele me respondeu ,olha na minha opiniâo , nâo . Como diz a Biblia guia cego guiando outro cego ambos cairâo na mesma cova. DEUS LIVRA SEUS SERVOS.

    ResponderExcluir
  7. Amigo, o que Deus fez a dois homens na Biblia, quando estes não quiseram suscitar herança a seu irmão? E permitiam que as suas fontes (o que saíram de si mesmos) caíssem no chão?? A resposta é Deus os matou. O final da vida deles está descrito no mesmo contexto, na mesma linha de pensamento. Foi Deus injusto? Acredito que não, porque o diabo não ia deixar por menos. Fica isso aí pra vossa meditação. Quem não quer suscitar herança, não é obrigado. Errado foi o resultado final.
    Isso foi a única porção da Palavra de Deus, que podemos nos basear nesse assunto.

    ResponderExcluir
  8. Não vou ser redundante em explicações. Leia as postagens sobre o assunto e reflita. Só responderei aos seus e aos demais comentários com sua respectiva identificação.

    ResponderExcluir